O retorno à plenitude
Cuidando dos filhos da maneira humana
de James Kimmel

com prefácio de Álvaro Arêas
Sobre o livro
O retorno à plenitude é o segundo livro de James Kimmel, autor também de O que aconteceu com as mães?, ambos frutos de sua extensa experiência como psicólogo e psicanalista, fundador e diretor de um centro de terapia infantil, e pai de três filhos.
Nesta obra, debatendo ideias pontuais de Donald Winnicott, Erik Erikson, Lloyd deMause e outros intelectuais que se debruçaram sobre o período crucial da infância, Kimmel apresenta um olhar ao mesmo tempo novo e ancestral, que nos faz ver o bebê, a mãe, o pai e as sociedades humanas com outros olhos: menos condicionados, menos duros, mais compassivos e puros – olhos de criança.
O autor traz aqui reflexões inspiradoras e originais para o nosso tempo. Em que medida um vínculo nutridor com os pais nos anos iniciais favorece o desenvolvimento saudável da personalidade? O que ocorre quando os preceitos e práticas culturais entram em confronto com as expectativas biológicas do indivíduo humano? Existe uma ligação entre determinado padrão de criação infantil e a presença de violência, abusos e distúrbios psicológicos numa sociedade?
Com clareza e coragem, as palavras deste livro vão penetrando nossos bloqueios para que nos seja revelada uma experiência primeva de plenitude, aquela que habita todos nós em potencial.
Não basta que nos seja dito aonde podemos chegar como seres humanos inteiros vivendo em uma sociedade saudável. Antes é necessário vermos o que está causando tantos danos a nossas crianças, jovens e adultos, e nos impedindo de alcançar a unidade harmoniosa que é a expectativa e o desejo de cada um de nós.
É chegada a hora de reivindicarmos o retorno a uma vida humana plena, e este livro nos mostra um caminho para isso: não a sós, mas junto dos nossos filhos.
Sobre o autor
James Kimmel (1928–2001) nasceu nos Estados Unidos e com 30 anos recebeu seu Ph.D. em psicologia pela Universidade de Nova York. Trabalhou por duas décadas como psicólogo clínico e psicoterapeuta, tendo sido diretor de uma escola para crianças com distúrbios emocionais, além de cofundador e diretor de um centro de terapia infantil, o For Children. Teve três filhos e seis netos.
“O Dr. Kimmel é autor de um de nossos livros favoritos, O que aconteceu com as mães?, e também de muitos artigos inspiradores e repletos de insights. Ele era uma alma bondosa que irradiava gentileza, carinho e amor. Sua visão especial e sua clara compreensão a respeito das necessidades e direitos das crianças têm ajudado muitas famílias em todo o mundo a tratarem seus filhos de um modo amoroso e compassivo. O pleno impacto de sua contribuição nunca poderá ser medido, mas sua sabedoria e dedicação certamente terão um efeito vasto e profundo nas futuras gerações. Sentimos muito sua falta.”
Jan Hunt, The Natural Child Project
Sumário
- Prefácio à edição brasileira
- 1. O bebê humano
- 2. O bebê imaginário
- 3. O pai nutridor
- 4. A mãe nutridora
- 5. Parentalidade sociopata
- 6. Reflexões sobre Columbine
- 7. Por que ferimos nossos filhos?
- James Kimmel por ele mesmo
Ficha técnica
ISBN | 978-65-996987-2-9 |
dimensões | 14 × 21 cm |
páginas | 91 |
encadernação | brochura com orelhas |
papel | Pólen Soft 80g |
peso | 135g |
publicado em | 2023 |
Leia um trecho
Para conhecer a Apresentação e o Primeiro Capítulo do livro, clique em uma das opções de leitura abaixo.
Compre o livro
Ao clicar no botão “comprar” você irá para o site da Amazon Brasil, onde poderá finalizar sua compra escolhendo entre diversas formas de pagamento.
34 R$ + frete
comprar...